terça-feira, 20 de julho de 2010

Um segundo gole de vinho


O paradoxo francês:
Os 3 segredos da culinária francesa? Manteiga, manteiga e manteiga.
Muito intrigava os cientistas a alimentação e a saúde dos franceses. Eles comiam a mesma quantidade de gordura que os americanos comiam, “fumavam muito” e ainda sim tinham menos problemas coronários e menos taxas de mortalidade relacionada à problemas cárdicos. A resposta encontrada, fez surgir uma avalanche de pesquisas sobre o vinho.
-Mas peraí, o vinho? Quer dizer, bebida alcoólica?
-A resposta meus amigos é, Sim! A diferença entre os franceses e os americanos eram apenas singelas taças de vinho, consumidas diariamente, com moderação, pelos nossos amigos franceses, que alem de se deliciarem estavam na verdade contribuindo para a saúde do seu amigo do peito, o coração!
-Mas como?
-Da seguinte forma: O vinho é uma bebida que além de apresentar álcool, possui também diversas substâncias anti-oxidantes. Os polifenóis( flavonóides, taninos, catecinas, resveratrol) são os que mais se destacam em meio ao montante de substancias presentes nessa bebida e o que mais nos ajudam na proteção de nossa saúde.

Flavonóides: Os flavonóides fazem parte do grupo de antioxidantes. Esse polifenol é encontrado não apenas em cascas de uva, mas também em cebolas, maçã e até mesmo em folhas de pitangueiras.
Dois tipos de flavonóides são encontrados nas uvas e consequentemente nos vinhos. São elas: Quercitina e luteonina. Substancias que protegem o coração do efeito de gorduras e que possuem um alto poder antioxidante.
Com isso podemos dizer que os flavonóides atuam na proteção das células, agindo contra a ação de radicais livres, que favorecem o envelhecimento. Além disso, eles têm se mostrado poderosos protetores para o coração, pois atuam contra as doenças cardiovasculares, diminuindo o risco de arteriosclerose (entupimento das artérias coronárias), reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentado os níveis de
HDL (colestrol bom
Resveratrol: O resveratrol é uma substância antioxidante que, assim como os flavonóides, tem a capacidade de evitar problemas cardíacos, pois alem de reduzir a quantidade de LDL (colesterol ruim) essa substância pode agir evitando que o sangue coagule ou que haja agregações plaquetárias em locais indevidos. Prevenindo, dessa forma, o entupimento de vasos sanguíneos importantes evitando doenças cardíacas.
O resveratrol, também possui atividades antiinflamatórias.
Estudos recentes têm mostrado que esse polifenol tem se destacado como um importante agente na prevenção do câncer. Inibindo nos estágios iniciais o desenvolvimento do tumor e a “progressão da doença”.
Essa subtância é encontrada nas cascas das uvas, em mirtilos e em amendoins.

Polifenóis aparte, é importante também destacar que o álcool também favorece o sistema cardiovascular já que é um vasodilatador.

Vinho X suco de uva:

Estudos recentes têm demonstrado os benefícios do suco de uva para a saúde. Muitos dizem que o suco de uva pode fornecer as mesmas vantagens que o vinho tinto ofereceria, com a vantagem da não ingestão do álcool. Outras pesquisas, no entanto, dizem que o suco de uva oferece sim benefícios ao organismo mas não com a mesma intensidade que o vinho tinto. O que se pode concluir então? Que o vinho possui vantagens sobre o suco de uva e que o suco de uva possui vantagens sobre o vinho e que em suma ambos trazem benefícios à nossa saúde quando ingeridos com moderação! (principalmente o vinho, por conter álcool). Por isso enquanto não se chega à um ponto comum, apreciemos o vinho e bebamos suco de uva!

Viva!Vamos tomar vinho:
Como já dito anteriormente, o vinho e as substâncias presentes em sua composição, trazem uma série de benefícios ao nosso corpo, evitando doenças, retardando o envelhecimento e uma série de outros benefícios à nossa saúde que serão mais evidenciados abaixo.
Doenças do cérebro: Os polifenóis, presentes nos vinho tinto, têm sido muito estudados pelos cientistas, que tem têm descoberto que esses polifenois estariam evitando o envelhecimento das células do cérebro diminuindo com isso o risco de demência, inclusive o Mal de Alzheimer. Alem disso os vinhos da mems forma que melhoram a circulação coronária, ele melhora também a circulação cerebral.Com isso diferente dos efeitos do álcool, sobre sistema nervoso, que nós comumente conhecemos os polifenóis, que derivam da casca do fruto, vêm para dar uma visão positiva sobre a ingestão, moderada, do vinho.
Doenças do aparelho digestivo: Como já foi dito acima, os polifenóis, presentes no vinho, podem atuar reduzindo o colesterol. Com isso a chance de formação de cálculos biliares se faz mínima.
O vinho pode atuar também diminuindo a incidência de úlcera péptica já que quando consumido com moderação, esse além de aliviar o estresse ele atua inibindo a histamina, agindo “contra o Helicobacter pylori” bactéria que leva à “úlcera duodenal”
Doenças do aparelho urinário: O vinho pose reduzir a “formação dos cálculos urinários”. Além disso, o vinho estimula a diurese.
Diabetes: Aí vai uma boa notícia para os diabéticos tipo 2 (diabéticos não insulino-dependente) o consumo de vinho pode melhorar a sensibilidade à insulina das células periféricas.
Doenças respiratórias: O vinho, segundo estudos recentes, tem reduzido o risco de infecções pulmonares. Funcionando, de forma semelhante, em termos de eficácia, a alguns antibióticos.
Visão: A ingestão, moderada, de vinho “ reduz a degeneração macular”, causa comum de cegueira.
Sangue e anemia: Além de conter ferro em sua composição, o vinho,quando ingerido juntamente com refeições ricas em ferro, ajuda a absorção desse.
Ossos: O vinho reduz as chances de osteoporose, pois seu consumo moderado de melhora a densidade óssea.
Câncer: Há estudos que mostram que pessoas que consomem vinho diariamente, de forma moderada têm menos chance de desenvolver câncer, por causa dos antioxidantes, presentes em sua composição. Mas muitos estudos devem ainda ser feitos para a comprovação desse fato, assim como para as demais moléstias.

Ixi! “suspende” o vinho:

É importate ressaltar que, como já foi dito durante o desenvolvimento deste texto, todos os benefícios que o vinho pode trazer para o organismo são obtidos através do consumo moderado dessa bebida, que é alcoólica e que por isso em excesso gera mais malefícios que o montante de benefícios apresentados acima.

Concluo também deixando claro que para quem quer usufrurir dos benefícios que o vinho tem a oferecer, e assim possuir uma vida mais saudável, deve tambem regular a sua alimentação, pois de nada adianta o consumo de uma bebida tão saudável, que traz benefícios tão presciosos, se alimentação do indivíduo que o ingere não for também saudável e ou acompanhada de cigarros. O vinho ajuda na proteção da nossa saúde, mas também não faz milagres.

Bom é isso!
Um brinde ao vinho, um brinde ao prazer que sua degustação nos proporciona, um brinde à saúde!

Postado por: Silma Ayres

Fontes:http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinho/SistemaProducaoVinhoTinto/fermentacao.htm- sistema de produção de vinho tinto. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alcoolismo/fermentacao-alcoolica.php -fermentação alcoólica. Acessado em:18 de julho de 2010.
http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_11182.php - conteúdos- diconário digital de termos médicos. Acessado em: 19 de julho de 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho#O_processo_de_produ.C3.A7.C3.A3o_e_fermenta.C3.A7.C3.A3o - vinho. Acessado em: 19 de julho de 2010.
http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/artigos/2008/pitanga-uma-fruta-especial-2 - pitanga: uma fruta especial. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/43/artigo139514-2.asp - TaninoO que é e como este composto fenólico, um dos componentes mais importantes do vinho, influencia na bebida?. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.nelsonmendes.net/vinhos/2007/11/12/os-taninos-prsentes-no-vinho-tinto/ - os taninos presentes no vinho tinto. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.enologia.org.br/conteudo.asp?id_artigo=432&id_categoria=4&sTipo=artigo&sSecao=curiosidades&sSubSecao=&bSubMenu=1&sParamMenu= - o suco de uva é tão bom quanto o vinho para o coração. Acessado em: Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.news.med.br/p/estudos+apontam+pros+e+contras+para-904.html – estudos apontam prós e contras para o uso medicinal do vinho. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.uvibra.com.br/vinhoesaude_21.htm - vinho e saúde/ vinho ou suco de uva? .Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.novotempo.org.br/advir/?p=2692 - Vinho tinto faz bem à saúde? .Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0307/nutricao/conteudo_413910.shtml - Vinho para o bem do pulmão. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/medicina/conteudo_288914.shtml - Goles protetores. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/medicina/conteudo_288883.shtml - Pequenas doses de cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas fazem bem para a saúde, Álcool: no limite entre o bem e o mal. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0297/nutricao/conteudo_288530.shtml - Suco de uva ou vinho? . Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/601/uvas-vinhos-e-longevidade - Uvas, vinhos e longevidade. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0305/nutricao/conteudo_402457.shtml - Uma antiga parceria. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/604/vinho-cancer-e-a-perda-de-apetite -Vinho, câncer e a perda de apetite. Acessado em: 18 de julho de 2010.
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/6141/uso-nocivo-do-alcool - Uso nocivo do álcool. Acessado em: 18 de julho de
2010.
http://www.news.med.br/p/vinho+e+saude+confira+artigo+sobre+-850.html - Vinho e Saúde: confira artigo sobre os benefícios do vinho para a saúde.”Vinum bonum lætificat cor hominis” O vinho bom alegra o coração do homem(salmo 53). Acessado em: 18 de julho de 2010.
Folha de São Paulo - Cozinha de País a País: Vinhos
Folha de São Paulo - Cozinha de País a País: Vinhos 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário