segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ressaca

Porque sentimos ressaca?
A ressaca é a resposta do organismo à serie de eventos que ocorrem após a ingestão do álcool.

A primeira coisa que ocorre após a entrada do álcool na corrente sanguínea é o envio de uma mensagem ao cérebro para a diminuição da criação da vasopressina, um hormônio antidiurético. Com a menor quantidade desse hormônio, a água ingerida passa pelo rim e esse a envia diretamente para a bexiga, sem haver reabsorção. Por isso vamos tantas vezes ao banheiro quando ingerimos álcool.
Com a urina, vão embora também, sais mineirais e potássio, que são fundamentais para o bom funcionamento de nervos e músculos e das células.

Quando o ácool chega no fígado, ele é transformado à acetaldeído, pela enzima alcool desidrogenase. O acetaldeído pode ser transformado, através de uma reação catalisada pela aldeído desidrogenase, em acetato, que não é tóxico. Entretanto, quando o alcool é ingerido em excesso, o estoque de uma substância chamada glutationa (coenzima que se junta à enzima para formar acetato), esgota-se rapidamente do fígado e enquanto ele trabalha para repor o estoque, o acetaldeido se acumula no organismo.

Para evitar a indesejada ressaca, as pessoas inventaram diversos remédios, dentre eles torrada queimada, café preto, ovos, banana, beber um pouquinho mais de alcool no dia seguinte, entre outros. Poucos desses "remédios" funcionam. Vamos ver alguns que funcionam e porquê.



Rico em cisteína, substância presente na glutationa, ajuda a degradar o acetaldeído e transformá-lo em acetato, mais rapidamente, diminuindo o tempo que o acetaldeído fica no corpo.




Quando bebemos muito, o alcool, uma droga estimulante, faz com que o nosso corpo iniba a glutamina (hormônio estimulante). Quando o efeito do alcool está passando, o nosso corpo tenta recuperar o tempo perdido para a glutamina e produz um nível de hormônio muito maior que o necessário. Daí vem a insônia, e consequentemente, a fadiga no dia seguinte. A frutose, açúcar contido nas frutas, ajuda a ganhar energia que foi perdida por causa do excesso de glutamina que o corpo produz, diminuindo a fadiga.



A banana é extremamente rica em potássio, que foi perdido pela urina, consequência do efeito diurético do alcool. Como o potássio atua nos nervos e nos músculos, sua falta causa dores de cabeça, fadiga e náusea. A reposição pode diminuir esses sintomas.








A água ajuda a diluir as toxinas do organismo, além de repor os eletrólitos perdidos através da urina. Mais ainda, ajuda a prevenir a ressaca, pois dá mais tempo ao corpo para se habituar com o alcool rondando.






Mas mesmo assim, todos esses "remédios" só diminuem os sintomas da ressaca. O que evita a ressaca mesmo, é a não ingestão alcoolica, ou sua ingestão moderada. Se ainda assim, quiser beber em excesso, algumas medidas devem ser tomadas. Medidas que serão explicadas em outro post.

Fontes:

http://saude.hsw.uol.com.br/ressaca8.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Glutationa

http://www.acessa.com/viver/arquivo/vida_saudavel/2004/02/16-ressaca/

Postado por: Luana Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário