segunda-feira, 19 de julho de 2010

O que significa, para o seu organismo, estar bêbado.

O álcool age como um depressor de muitas ações do sistema nervoso central (SNC, que inclui o encéfalo e a medula espinhal), afetando vários neurotransmissores, entre eles, o ácido gama-aminobutírico (GABA), o glutamato, a serotonina e a endorfina.

Antes de saber o que ocorre na presença do etanol no organismo é preciso entender o que são neurotransmissores e como eles agem...

Durante a propagação de impulsos nervosos, ocorre a despolarização da membrana pré-sináptica que induz a abertura dos canais de cálcio o que promove a exocitose das vesículas sinápticas. Ocorre então a liberação de neurotransmissores que reagem com seus receptores e despolarizam a membrana pós-sináptica, causando impulsos na membrana e mantendo a propagação do impulso. Os neurotransmissores podem despolarizar a membrana pós-sináptica ou hiperpolarizá-la, inibindo o impulso. Achei um vídeo interessante, que mostra essa transmissão:



Enfim, o álcool interfere na ação dos neurotransmissores, que por sua vez interfere na transmissão de impulsos nervosos. Com isso há a diminuição da resposta aos estímulos, dificuldade de fala, diminuição da coordenação motora, entre outros, quando a concentração é gradativamente aumentada. Voltando ao início do post, veremos abaixo a ação do etanol nos neurotransmissores citados.

O GABA ou Gama-amino-butiríco é o principal neurotransmissor inibitório do SNC. Mesmo tendo dois receptores (GABA-alfa e GABA-beta), apenas o GABA-alfa é estimulado pelo álcool, o que torna ainda maior o efeito inibitório e leva ao relaxamento e sedação do organismo. Várias partes do cérebro são afetadas pelo efeito sedativo do álcool, tais como aquelas responsáveis pela memória, julgamento, respiração e movimento. Com o uso contínuo, o álcool causa redução do número de receptores GABA, o que explica o efeito de tolerância ao álcool, ou seja, a necessidade de doses cada vez maior para obter os mesmos efeitos.


O glutamato é um neurotransmissor excitatório do cérebro humano, tendo papel crítico na memória e cognição.O álcool altera a ação sináptica, diminuindo a neurotransmissão glutaminérgica excitatória, o que diminui o senso crítico, cognição e memória.





Além disso, o álcool ainda estimula a liberação de neurotransmissores como a serotonina e a endorfina, que contribuem para o bem-estar.

Para mais informações sobre neurotransmissores acesse: http://www.neuromed91.blogspot.com

É isso gente, até mais!

Fontes:

http://www.cisa.org.br/categoria.html?FhIdTexto=88012d349b0e45d162280a421e03e260

Junqueira, Luiz C., Histologia Básica

http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/nerves_p.html

Postado por: Nataly de Andrade

Um comentário:

  1. trabalho com debate com jovens sobre o uso do álcool e achei interessante o blog e principalmente essa matéria

    ResponderExcluir