sexta-feira, 16 de julho de 2010

Metabolismo do Etanol

No dia de hoje estávamos curiosos com a origem da palavra álcool, e queríamos saber o que significa, então encontramos que a palavra deriva do arábico al-kuhul, que seria um pó, produzido pela destilação do antimônio, e usado para a maquiagem dos olhos. Os alquimistas medievais acabaram utilizando a palavra para se referirem a produtos da destilação, e isso levou ao significado atual.
Bem, e para a fabricação do etanol temos basicamente três processos: a fermentação de carboidratos, a hidratação do etileno, e a redução do acetaldeído. Desde a antiguidade com o processo de fermentação de açúcares, as bebidas alcoólicas são feitas, uma enzima, a zimase, é responsável pela transformação de açúcares em álcool e gás carbônico.
Agora, pensando no metabolismo do etanol no organismo, tentaremos explicar as reações que ocorrem.






O etanol ingerido é prontamente absorvido e, no fígado, é oxidado a acetaldeído por uma álcool desidrogenase citossólica.



ETANOL ACETALDEÍDO

A reação prossegue pela ação da acetaldeído desidrogenase mitocondrial, convertendo acetaldeído em acetato.


ACETALDEÍDO ACETATO




O acetato, semelhante aos ácidos graxos, da origem ao acetil CoA, por intermédio da enzima acil-CoA sintase.




OUTRO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE ETANOL A ACETIL-COA

Após virar Acetil-CoA, quantidades pequenas de etanol são adicionais de calorias. Com excesso da bebida, uma via minoritária, um sistema enzimático na membrana do retículo endoplasmático , oxida etanol, utilizando oxigênio, mas sem o concurso da cadeia de transporte de elétrons e, portanto, sem produção de ATP.
Como a cadeia transportadora não participa do processo, NADH está em níveis altos no citossol. Essa alto concentração desloca a reação catalisada pela lactato desidrogenase, formando lactato.Tal reação libera pouca energia, levando o indivíduo a hipoglicemia, coma e por fim a morte.




Agradeço a todos por acessarem o site e sintam-se à-vontade para qualquer pergunta.
Até a próxima,

Fontes:
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1779
http://hermes.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_06.htm
Marzzoco, Anita – Bioquímica Básica
Postado por: Lara Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário